Boletim_Internacionalizaçao

Internacionalização das PME Aberto – Novo concurso com prioridades específicas

Encontra-se aberto um novo concurso (Aviso n.º 01/SI/2020) para projetos de internacionalização das PME, o qual apresenta como novidade uma estruturação em função de três prioridades específicas, com datas de encerramento de candidaturas específicas e distintas:
• Fase I – Prioridade “E-commerce e Transformação Digital”: Candidaturas até 30-03-2020;
• Fase II – Prioridade “Brexit: Diversificação de Mercados”: Candidaturas até 27-04-2020;
• Fase III – Prioridade “Acelerador de Exportações”: Candidaturas até 25-05-2020.

Ao abrigo deste concurso, cada empresa pode apresentar apenas uma candidatura, tendo que optar igualmente por apenas uma única prioridade das três enunciadas anteriormente.

Prioridade “E-commerce e Transformação Digital”

Destina-se a projetos individuais que visem os seguintes domínios:
a) A presença na web, através da economia digital;
b) O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
c) O marketing internacional;
d) A introdução de novos métodos de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas.

As empresas devem identificar no projeto os mercados que mais se adequam à sua oferta e delinear uma estratégia de internacionalização digital, suportada num roadmap de ação prévio devidamente descrito e fundamentado em candidatura, e abarcando todas as dimensões relevantes e sinergéticas previstas neste domínio, designadamente na criação de lojas próprias online e/ou adesão a marketplaces e no desenvolvimento de campanhas online.

Condições específicas de acesso desta prioridade:

• Orientação para o E-commerce
Apenas se podem constituir como beneficiárias as PME que, independentemente do seu estágio de maturidade, visem com este projeto estabelecer como canais exclusivos de transação comercial, os canais digitais não efetuando vendas por outra via que não seja a venda online.

Prioridade “Brexit: Diversificação de Mercados” e “Acelerador de Exportações”

Destina-se a projetos individuais que visem os seguintes domínios:
a) O conhecimento de mercados externos;
b) A presença na web, através da economia digital;
c) O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
d) A prospeção e presença em mercados internacionais;
e) O marketing internacional;
f) A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
g) As certificações específicas para os mercados externos.

As empresas devem identificar no projeto os mercados que mais se adequam à sua oferta e delinear uma estratégia de internacionalização, com base em informação e dados concretos.
No âmbito da Prioridade “Brexit: Diversificação de Mercados”, as empresas devem apresentar uma estratégia de resposta aos desafios e oportunidades que decorrem do Brexit, considerando a sua exposição ao mercado, privilegiando a diversificação dos mercados de destino das suas exportações em função de novos mercados aos quais mais se adeque a sua oferta, bem como o reposicionamento das suas operações no Reino Unido.

Condições específicas de acesso desta prioridade:

• Orientação para os mercados externos
Os beneficiários deverão apresentar um Volume de Negócios Internacional pré-projeto (2018) superior a 20 mil euros e que simultaneamente represente pelo menos 15% do Volume de Negócios Total.
Para projetos localizados na Região NUTS II do Algarve e para a Prioridade “Acelerador de Exportações”, só é exigido Volume de Negócios Internacional pré-projeto para as empresas do setor do turismo.

• Exposição ao mercado do Reino Unido
Para projetos candidatos à Prioridade “Brexit: Diversificação de Mercados”, os beneficiários deverão apresentar uma exposição elevada ao Reino Unido, com as exportações para este mercado a representarem, no pré-projeto (2018), pelo menos 15% do Volume de Negócios Internacional.
Esta condição deverá ser comprovada por declaração de revisor oficial de contas ou contabilista certificado que certifique a desagregação das vendas ao exterior por mercado, a apresentar juntamente com a candidatura.

Para mais informações sobre esta medida, entre em contacto connosco através de incentivos@vlm.pt.